Aprenda como elaborar um planejamento estratégico para micro e pequenas empresas
O planejamento estratégico para micro e pequenas empresas é peça-chave para atingir resultados mais expressivos. A partir da montagem de […]
26/08/24
O planejamento estratégico para micro e pequenas empresas é peça-chave para atingir resultados mais expressivos. A partir da montagem de táticas e procedimentos para bater as metas, uma organização cria um ambiente mais favorável para aumentar a competitividade.
Sem dúvida, isso é um aspecto que mostra como a elaboração de uma estratégia corporativa é indispensável na conjuntura atual. Caso não haja um direcionamento para priorizar a melhoria contínua, uma empresa terá mais dificuldades para aproveitar os pontos fortes e minimizar as falhas.
Neste artigo, vamos apontar diversas iniciativas que colaboram para a criação do planejamento estratégico para micro e pequenas empresas. Confira!
Para ser realmente eficaz, o planejamento estratégico deve contar com a participação marcante dos funcionários. É muito importante que haja o envolvimento de todos, pois isso contribui para uma visão mais ampla sobre como a organização pode evoluir a partir da definição de metas de curto, médio e longo prazos.
Nas discussões do plano, a recomendação é incentivar os profissionais a expressarem suas opiniões. Essa medida ajuda a criar uma estratégia que você pode integrar facilmente à rotina de trabalho.
À medida que for maior o engajamento, maiores são as chances de alcançar um desempenho notável. Por outro lado, isso somente é possível com uma comunicação eficiente dos objetivos a serem alcançados.
O planejamento estratégico para micro e pequenas empresas deve ter como uma das prioridades estabelecer os princípios que a organização defende. Em razão disso, é indispensável adotar três pilares – Missão, Visão e Valores:
Missão: Qual é o propósito para a empresa existir?
Visão: De que maneira a empresa deseja ser reconhecida futuramente pelos stakeholders?
Valores: Quais são as crenças e princípios essenciais para o bom funcionamento do negócio?
A partir da definição desses pilares, é possível não apenas fortalecer a cultura organizacional, mas também aprimorar os produtos e serviços de maneira consistente.
Ao elaborar o planejamento para micro e pequenas empresas, um bom caminho é entender o momento atual. Em outras palavras, é identificar as potencialidades, as fraquezas, as chances de crescimento e os riscos à sustentabilidade corporativa.
Para concretizar essa iniciativa, vale a pena adotar a Análise SWOT. Em inglês, essa sigla contempla as palavras strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em português, essas palavras, respectivamente, significam pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
A partir da avaliação desses elementos com base no perfil da companhia, fica mais fácil identificar como explorar adequadamente os aspectos positivos e trabalhar para minimizar as falhas.
As metas são parâmetros para alcançar em curto, médio e longo prazos. Você pode atingir as metas de curto prazo em até um ano. Já os de médio, o tempo para concretizar a ação é de dois anos.
Você pode finalizar a iniciativa de longo prazo no período de três a cinco anos. É fundamental que a criação das metas esteja de acordo com a metodologia SMART. Nela, os objetivos precisam atender a estes critérios:
Specific (específico): mostrar com detalhes o que se pretende atingir;
Measurable (mensurável): medir a meta a partir de um padrão numérico;
Achievable (atingível): resultado viável de ser alcançado;
Relevant (relevante): desempenho importante para a empresa;
Time based (temporal): data fixada para concretizar o objetivo.
Aumentar os lucros, lançar novos serviços, elevar o nível de satisfação dos clientes são exemplos de metas que podem fazer parte de um planejamento estratégico para micro e pequenas empresas.
É muito bom estabelecer metas, mas também é indispensável descrever as táticas e os processos a serem adotados. Por isso, vale a pena identificar os recursos necessários para a execução do plano.
A recomendação é avaliar, por exemplo, se a empresa tem no momento equipamentos e instalações que permitam a implementação das estratégias. Além disso, é bom analisar se os fornecedores e os funcionários estão alinhados com os objetivos institucionais.
Ao analisar o cenário atual, será possível identificar a necessidade de recursos adicionais. Isso ajuda, por exemplo, a tomar as melhores decisões sobre como investir em pessoas e em infraestrutura, priorizando a melhoria contínua.
Independentemente da situação, nunca se deve arquivar o planejamento estratégico para micro e pequenas empresas. O ideal é manter o foco para implementar o plano com sucesso.
Nesse sentido, uma medida inteligente é distribuir as responsabilidades entre os membros da equipe. Uma divisão clara das tarefas colabora bastante para o cumprimento das metas. E isso se torna viável com um cronograma de iniciativas incorporado à rotina empresarial.
Não há dúvidas de que o planejamento estratégico deve conter metas claras e viáveis de serem alcançadas. Por outro lado, é importante ter flexibilidade para conviver com imprevistos de ordem interna e mudanças no ambiente externo.
Por isso, a empresa precisa entender o dinamismo do mercado e fazer ajustes nos objetivos para manter o foco em resultados e conquistar uma maior credibilidade perante o público-alvo.
Por mais que as metas sejam claras e viáveis, um planejamento estratégico para micro e pequenas empresas necessita de um monitoramento eficaz. Afinal, é necessário contar com provas de que os resultados estão sendo atingidos.
Por isso, é bom contar com indicadores de desempenho, conhecidos também como KPIs. Eles consistem em valores mensuráveis que ajudam a entender o desempenho da empresa com relação às metas.
O ideal é monitorar e analisar os indicadores diariamente. Assim, uma companhia tem mais condições de ajustar as metas e de tomar medidas para alcançá-las de forma plena. Isso, sem dúvida, contribui para elevar a competitividade e a conexão com as demandas atuais do mercado.
Com certeza, a elaboração e a execução do planejamento estratégico são ações que precisam de profissionalismo e de bom senso. Em virtude disso, vale a pena contar com um parceiro experiente para acompanhar esse processo.Se está em busca de contar com uma estratégia exemplar para enfrentar a concorrência e conquistar mais clientes, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para ajudar o seu negócio a evoluir de forma contínua!
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