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Fique atento a 6 erros na gestão de compliance e descubra como evitá-los

Resumo da redação   

Evitar erros na gestão de compliance é fundamental para uma organização estar mais alinhada com as normas internas e as […]

Fique atento a 6 erros na gestão de compliance e descubra como evitá-los

15/07/24

Evitar erros na gestão de compliance é fundamental para uma organização estar mais alinhada com as normas internas e as leis. Inegavelmente, isso repercute, de maneira positiva, na relação com funcionários, clientes e fornecedores.

Afinal, apresentar uma boa conduta não significa apenas uma obrigação a ser cumprida com os órgãos fiscalizadores, mas também uma prova de que a ética e a moralidade fazem parte dos valores organizacionais.

Neste artigo, vamos destacar 6 erros na administração de compliance e indicar medidas que ajudam a minimizá-los. Leia com atenção.

1. Equívoco em identificar as necessidades internas

A variedade de regulamentações influencia bastante na gestão empresarial, exigindo um grande esforço na adaptação de processos. Em virtude disso, um dos maiores erros na gestão do compliance é não olhar atentamente para as demandas internas, o que aumenta consideravelmente os riscos de não cumprir os requisitos institucionais e os da legislação em vigor.

Sem dúvida, é necessário bastante foco em avaliar os riscos atuais para garantir a conformidade com as normas. Do contrário, a gestão de compliance apenas ficará na teoria.

2. Ausência de uma política efetiva de controle interno

Após identificar os riscos e as legislações que envolvem a organização, a gestão de compliance precisa de uma política de controle interno para sair do papel. Mesmo que seja criado um documento estabelecendo as regras a serem seguidas, é crucial que haja um envolvimento da alta direção para isso ser concretizado.

Com certeza, a falta de liderança influencia na ausência de procedimentos adequados de controle interno. E essa situação é um dos principais erros na gestão de compliance na atualidade.

3. Falta de comunicação qualificada com a equipe

A partir da criação de uma política de controle interno, a empresa deve buscar disseminá-la junto aos colaboradores e stakeholders. Do contrário, o esforço em montar procedimentos de compliance não proporcionará resultados positivos.

À medida que as regras são comunicadas e assimiladas pela equipe, maiores são as chances de evitar falhas na conduta. Esse ponto, inquestionavelmente, os gestores não podem esquecer em hipótese alguma.

4. Não contar com um preparo adequado para  boa fiscalização

Um dos erros na gestão de compliance mais comuns é a ausência de uma preparação adequada para receber a fiscalização dos órgãos reguladores. A falta de documentos solicitados é um equívoco que prejudica bastante o trabalho da auditoria, além de comprometer as iniciativas para estar em conformidade com a legislação.

Por isso, é fundamental contar com um planejamento para receber a fiscalização. A partir desse procedimento, fica mais fácil prestar informações e mostrar que busca seguir as regras de maneira exemplar.

5.  Esquecer de incorporar o compliance à cultura organizacional

Não há dúvidas de que a falta de engajamento dos funcionários é um dos maiores erros na gestão de compliance. Isso porque, sem o comprometimento dos colaboradores, fica inviável executar as diretrizes do programa de conformidade de maneira plena.

Para evitar que isso aconteça, a empresa deve adotar um plano de comunicação que contribua para os empregados entenderem a necessidade da implantação do compliance. Assim, haverá um maior envolvimento com os procedimentos e menos riscos de falhas ao seguir as regras internas e a legislação.

6. Deixar de atualizar o programa de compliance

É muito bom contar com uma comunicação clara e o engajamento da equipe para o compliance agregar valor ao negócio. Por outro lado, é necessário ter um cuidado extremo com as atualizações das legislações e das necessidades internas.

Caso isso não seja feito, o programa de compliance não estará de acordo com as exigências do mercado. E isso pode gerar não somente penalidades, mas também a falta de interesse dos funcionários em seguir as regras.

Veja como minimizar falhas na gestão de compliance

Após ter uma visão clara dos principais erros na gestão de compliance, está na hora de conhecer procedimentos relevantes para executar um programa de conformidade de acordo com as melhores práticas.

Nesse sentido, um passo fundamental é fiscalizar atentamente o cumprimento da organização às leis que abrangem o segmento de atuação. Esse trabalho é indispensável para minimizar os riscos de contravenções, irregularidades e outros problemas.

Não é à toa que a administração de compliance exige um grande esforço de fiscalização interna para observar o cumprimento adequado das normas. Outra medida é incorporar diversas leis recentes à rotina, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Acompanhamento das operações

Mais uma iniciativa para evitar erros na gestão de compliance é monitorar as operações, os  procedimentos e a administração institucional. Com essa iniciativa, fica mais fácil verificar se os trabalhos estão respeitando as regras internas e as legislações.

Também não podemos nos esquecer da necessidade de acompanhar adequadamente a conduta dos empregados nas atividades corporativas. Essa postura envolve, inclusive, as lideranças que têm um papel estratégico na sustentabilidade institucional.

Sem dúvida, o programa de compliance deve abranger regras que facilitem a convivência, o fortalecimento da ética profissional e um ambiente mais saudável para os serviços serem executados corretamente.

Confira as vantagens do compliance

Ao evitar erros na gestão de compliance, é possível obter vários benefícios. Um deles é aumentar o nível de credibilidade perante os stakeholders, o que abre possibilidades para expandir a carteira de clientes.

Outra vantagem é reduzir os riscos de haver irregularidades que comprometam a reputação e criem um cenário desfavorável para novos investimentos. Uma boa gestão de compliance também é capaz de atrair talentos do mercado, agregando bastante valor aos serviços.

Mais um ponto significativo é melhorar a eficiência e a qualidade da prestação de serviços e da produção de mercadorias. À medida que o atendimento evolui, maiores são as chances de expandir a fidelidade dos clientes.

Inegavelmente, uma boa administração de compliance colabora muito para uma organização ser mais competitiva. E, na conjuntura atual, estar em sintonia com boas práticas é peça-chave para manter o foco na melhoria contínua. Se realmente está em busca de elevar o nível de conformidade da sua organização, vale a pena entrar em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para te ajudar a obter mais prestígio no mercado com boas práticas de compliance.

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