Humanização da medicina e relação médico-paciente
Qualquer pessoa merece um atendimento de alta qualidade ao procurar um hospital ou consultório médico. Somente esse aspecto mostra como […]
06/05/24
Qualquer pessoa merece um atendimento de alta qualidade ao procurar um hospital ou consultório médico. Somente esse aspecto mostra como é importante priorizar a humanização da medicina e a relação médico-paciente.
Por outro lado, não devemos considerar apenas o uso de tecnologias avançadas para um diagnóstico preciso como sinônimo de um amparo adequado ao cidadão. Também é fundamental haver um acolhimento que proporcione ao paciente um bem-estar ao interagir com o profissional de saúde.
Neste artigo, vamos apontar ações primordiais para tornar a medicina mais humana, gerando um melhor relacionamento entre o médico e o paciente. Confira!
É bastante comum um paciente estar fragilizado e inseguro ao procurar um serviço de saúde. Afinal, um problema que pode afetar não apenas a vida do cidadão, mas também a de toda a família, pode ser diagnosticado, apresentando um risco.
Para minimizar a gravidade da situação, os profissionais de saúde precisam disponibilizar um atendimento médico de qualidade, capaz de proporcionar uma boa experiência ao indivíduo, mesmo em situações mais delicadas.
Nesse sentido, é crucial que os profissionais de saúde recebam, ouçam e orientem adequadamente o paciente ao entrar em uma clínica, consultório ou hospital. Essa postura não abrange somente os profissionais de saúde, mas também os funcionários da recepção e de outras unidades do estabelecimento.
E para implementar isso, um bom caminho é os profissionais de saúde investirem na humanização da medicina e na relação médico-paciente. Quanto mais uma pessoa se sentir acolhida, maiores são as chances de enfrentar o problema de saúde com mais tranquilidade, o que ajuda bastante na recuperação.
Desde o início dos anos 2000, o Brasil passou a adotar a humanização da saúde, inspirado em iniciativas bem-sucedidas no exterior, por meio de ações lideradas pelo Ministério da Saúde.
Com certeza, essa atividade evidencia uma mudança de cultura no sistema de saúde, onde passa-se a priorizar o bem-estar emocional, psicológico e físico do paciente no atendimento, em vez de enfatizar o uso de exames e medicamentos para diagnosticar e curar a doença.
É inquestionável que a humanização da medicina e a relação médico-paciente são desafios que devem ser enfrentados pelos profissionais de saúde com bastante serenidade e maturidade. Pensando nisso, é muito importante adotar procedimentos simples, mas que fazem uma grande diferença no atendimento.
Inicialmente, o médico deve olhar para o paciente com bastante empatia. Ou seja, buscar se colocar no lugar da pessoa que está precisando de um amparo no momento. Essa medida ajuda bastante a escutá-la com mais atenção e paciência.
À medida que uma pessoa se sentir mais ouvida e compreendida, maior será a confiança dela no profissional de saúde. Outro ponto vital é prestar um apoio emocional, o que envolve a escuta atenta e o uso de palavras de incentivo para confortar a pessoa durante o atendimento.
Por mais capacitado que um médico seja, é necessário ter uma comunicação clara e, ao mesmo tempo, motivadora. Mesmo que o paciente esteja diante de uma situação grave, é imprescindível que o profissional de saúde o incentive a enfrentar a doença com uma mentalidade positiva.
Alguns estabelecimentos de saúde estão optando por outras práticas para implementar a medicina humanizada. Uma delas é o mindfulness, que consiste em um conjunto de técnicas de meditação e respiração, com foco em aprimorar o autoconhecimento e o gerenciamento das emoções.
Também é recomendado que os profissionais de saúde busquem aprimorar a inteligência emocional. Com isso, torna-se mais fácil lidar com os sentimentos dos pacientes, fator valioso para prestar um atendimento de alto nível.
Muitos benefícios são gerados ao priorizar a humanização da medicina e a relação médico-paciente. Para você compreender isso de forma plena, vamos destacar vantagens relevantes dessa prática. Leia com atenção.
Por dificuldades de enfrentar problemas, é comum algumas pessoas não procurarem o médico com receio de um diagnóstico negativo. Uma alternativa vital para atenuar esse quadro é prestar um atendimento humanizado, com foco no bem-estar emocional do paciente.
Em razão disso, uma escuta atenta e uma conversa amigável são iniciativas que ajudam a eliminar a ansiedade. Assim, fica mais fácil o médico conquistar a confiança do paciente e ter um bom relacionamento, aspecto que também pode influenciar na recuperação.
Outro benefício marcante de investir na humanização da medicina e na relação médico-paciente contempla o maior envolvimento nas ações necessárias para curar a doença. Essa medida colabora, por exemplo, para o indivíduo tomar os medicamentos solicitados com mais atenção e adotar outras ações importantes para o bem-estar, como melhorar a alimentação, evitar bebidas alcoólicas, entre outras.
Por mais que uma pessoa seja indiferente a certas situações, o acolhimento sempre torna a convivência mais agradável. Ao humanizar o atendimento, o médico não adquire somente uma maior conexão com o paciente, mas também elimina dúvidas e inseguranças relativas ao tratamento.
Por isso, é fundamental que o profissional de saúde busque um atendimento mais acolhedor. Essa postura, sem dúvida, proporciona um maior bem-estar a todos que estão envolvidos na recuperação do paciente.
É inquestionável que o diagnóstico preciso e medidas eficazes para a cura têm um grande peso no nível de satisfação do atendimento prestado em um consultório ou hospital. Por outro lado, a humanização da medicina e a relação médico-paciente devidamente trabalhadas também colaboram para cativar os pacientes.
Com as pessoas se sentindo respeitadas, ouvidas e acolhidas, maiores são as chances de um profissional de saúde ser bem avaliado. Inegavelmente, esse é um fator que merece ser observado pelos médicos com muita atenção.
Uma boa imagem é indispensável para o profissional de qualquer segmento atingir o reconhecimento e o sucesso. Nesse sentido, os médicos precisam ter um foco no bem-estar dos pacientes em termos clínicos, emocionais e psicológicos.
Dessa forma, é perfeitamente possível consolidar uma reputação positiva e aumentar, de maneira sólida, o número de pacientes que não apenas buscam um atendimento qualificado, mas também recomendam os serviços para outras pessoas.
Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os estabelecimentos e os profissionais de saúde necessitam administrar, de maneira atenta, diversas informações sensíveis dos pacientes. Não se trata de uma tarefa simples de ser efetivada, mas com o suporte de uma consultoria experiente, como a da Lev Compliance, essa ação se torna perfeitamente possível.
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