A importância do Compliance e a Gestão de Riscos para seu negócio
Com o passar dos anos, o compliance vem ganhando força e cada vez mais as empresas buscam as ferramentas necessárias […]
26/10/21
Com o passar dos anos, o compliance vem ganhando força e cada vez mais as empresas buscam as ferramentas necessárias para manter o negócio em conformidade com as exigências, evitando possíveis dores de cabeça.
Mas, talvez você esteja se perguntando: O que, exatamente, significa o termo “compliance” e o que isso tem a ver com a gestão de riscos?
Preparamos um conteúdo para que você não fique mais com dúvidas sobre o compliance e saiba da importância dele para o seu negócio!
O significado de compliance tem origem no verbo inglês “to comply”, que, numa tradução livre, pode ser entendido como “estar em conformidade”.
Com o passar dos anos, o termo foi apropriado e vem sendo muito utilizado no mundo corporativo, para representar o conjunto de disciplinas e práticas que visam à investigação, prevenção e solução de eventuais desvios, riscos e desconformidades.
Esse “estar em conformidade” significa estar de acordo com as normas, que podem ser as leis, em diferentes esferas, como trabalhista, ambiental e tributária, por exemplo, ou os próprios regulamentos internos da empresa que, geralmente, visam a instituir regras éticas.
Por exemplo, como você quer que sua empresa ande, corretamente, sem ações trabalhistas?
O compliance pode te ajudar com isso.
Um dos pontos mais importantes do compliance é a cultura de uma empresa.
Em outras palavras, não dá para falar de compliance se a sua empresa não tem uma cultura estabelecida.
Ou seja, a simples existência de códigos de conduta ética e instrumentos de fiscalização dentro de uma empresa, sendo algumas das ferramentas do compliance, não são suficientes para se evitar riscos e desconformidades, principalmente quando elas não envolvem questões legais diretamente.
É preciso um motivo muito maior para dar sustentabilidade e conformidade ao seu negócio, que vai desde a sintonia das pessoas que trabalham na empresa até o desenvolvimento, implementação e controle de qualidade dos seus produtos.
Um dos principais pontos do compliance é trabalhar a gestão dos riscos, pois se a sua empresa não está em compliance (conformidade), logo, ela está correndo riscos, seja em relação às pessoas, ao produto, ao mercado, ao financeiro, aos dados, entre outros.
Quando falamos sobre o que é gestão de risco, muitos empresários pensam que estamos falando, principalmente, de riscos externos que podem afetar o negócio, como a alta do dólar, o aumento do valor do combustível, o mercado desaquecido ou mesmo a crise do coronavírus.
Mas existem alguns riscos internos que poucos empresários se atentam:
Os colaboradores, na verdade, são o coração de uma empresa e a gestão de risco é extremamente importante nas relações de trabalho.
Riscos significam incertezas sobre a ocorrência ou não de algo que possa prejudicar a empresa, como um acidente de trabalho, um caso de assédio moral no ambiente de trabalho, um prejuízo financeiro ou a própria crise econômica.
Portanto, gerenciar riscos envolve um trabalho de planejamento e prevenção, a fim de evitar esses problemas ou, então, agir rapidamente quando eles acontecem.
Assim, a gestão de risco busca estimular um comportamento dinâmico na empresa, de modo que as potenciais ameaças sejam prevenidas, bem como remediadas.
Nesse contexto, uma dúvida que surge sempre entre os empresários é: A gestão de riscos é a mesma que a gestão de crises?
E a resposta é NÃO. Existe diferença entre essas gestões e vamos te mostrar em seguida.
A grande diferença entre saber o que é gestão de risco e gestão de crise está na ação.
Ou seja, na gestão de risco, você consegue identificar as ameaças e avaliar suas consequências. Assim, você consegue obter um plano de ação preventivo, o que traz muito mais previsibilidade e segurança para você empreender.
Na gestão de crise, por outro lado, seu trabalho é de bombeiro. O incêndio já tomou conta da sua empresa e não há um plano, muito menos uma estratégia.
O que lhe resta é apenas acudir, contratar um advogado que lhe cobrará caro para resolver e comparecer em audiências trabalhistas e, o pior, com documentos desorganizados e incompletos vindos do RH.
Gestão de risco não é apenas sobre evitar ações trabalhistas, a falta de treinamento dos colaboradores, de ter uma cultura definida na empresa e a falta de engajamento representam um grande risco para o seu negócio.
Mas, por quê, você deve estar se perguntando?
Porque como já dito acima, os colaboradores são o coração da sua empresa.
É um processo mental bem simples. Bons colaboradores trazem boa experiência para os seus clientes. Por sua vez, uma boa experiência para os clientes proporciona fidelidade e clientes que falam da sua empresa para outras pessoas.
Como você sabe, isso significa mais pessoas comprando os seus produtos ou contratando os seus serviços.
Por isso é muito importante ter um time de colaboradores que esteja feliz e treinado, pois isso representa uma empresa melhor na totalidade.
A palavra-chave do compliance é a prevenção.
Assim, o mapeamento e a análise dos riscos a que está sujeita a sua empresa, como processos trabalhistas, multas administrativas ou tratamento incorreto de dados, por exemplo, é fundamental.
Se a sua empresa ainda não tem um programa de compliance trabalhista implementado, talvez seja a hora de repensar suas prioridades, ou então continuar inerte, aguardando o caos empresarial.
Portanto, se você quer salvar o seu negócio, permita que a sua empresa tenha um programa de gestão de risco implementado.
E se você se interessou pelo assunto e quer deixar o seu negócio em conformidade, com a gestão de riscos em dia, de modo a evitar problemas futuros, separamos um material para você iniciar ainda hoje o processo de adequação do seu negócio.
Caso você tenha dúvidas, pode entrar em contato com a nossa equipe, estamos prontos para te auxiliar. Aproveite e nos siga nas redes sociais, diariamente estamos produzindo conteúdos para você e sua empresa estarem sempre preparados para qualquer situação.