Compliance trabalhista e experiência do cliente: como eles podem andar juntos?
Segundo uma pesquisa da Hubspot, empresas que focam na experiência do cliente têm 60% a mais de lucratividade, e as […]
12/03/21
Segundo uma pesquisa da Hubspot, empresas que focam na experiência do cliente têm 60% a mais de lucratividade, e as empresas que focam no treinamento de seus colaboradores têm mais clientes.
Nesse momento, você deve estar se perguntando: mas o que o compliance trabalhista tem a ver com experiência do cliente, colaboradores e lucratividade?
Bom, respondendo de maneira simples, tudo!
Para sobreviver, sua empresa precisa vender mais.
Para vender mais, é preciso ter uma boa equipe de colaboradores que vestem a camisa da empresa.
E, para que esse ciclo de lucro se perpetue, você precisa de clientes encantados, que tenham uma ótima experiência e, assim, voltem a comprar ou contratar os seus serviços.
Ou seja, tudo está interligado e, nesse texto, vou te mostrar como o compliance trabalhista pode ajudar a sua empresa a proporcionar uma experiência melhor para os clientes.
Independentemente do porte da sua empresa, as relações de trabalho são um ponto que merece muita atenção, pois um bom time de colaboradores é o pilar de qualquer negócio.
Ninguém cresce sozinho, afinal.
O compliance trabalhista vai muito além de seguir a Consolidação das Leis do Trabalho.
Na verdade, trata-se de uma gestão empresarial ética e sustentável, que visa a criar um ambiente saudável para o trabalhador e, consequentemente, gerar mais prosperidade para o seu negócio.
O compliance trabalhista vai proporcionar à sua empresa uma visão panorâmica sobre tudo o que acontece, mapeando os potenciais riscos das relações de trabalho e adotando boas práticas, a fim de evitá-los.
Com isso, sua empresa poderá desenvolver uma boa cultura.
Portanto, ela será capaz de engajar os colaboradores e garantir a observância à legislação e às regras internas, entre tantas outras situações embaraçosas que podem ser evitadas, como casos de assédio moral no trabalho, por exemplo.
Você que é empresário ou empresária sabe muito bem que o mercado anda competitivo, não é?
Está nas mãos do cliente o poder de escolher dentre tantas opções, bem como a decisão de fazer ou não o seu negócio ir pra frente.
Assim, se você quer que a sua empresa dê certo, não abasta dizer frases do tipo “obrigado pela preferência” ou “volte sempre”.
Isso é importante, claro, mas não é mais um diferencial.
É preciso criar soluções que vão ao encontro das necessidades dos clientes e garantir que o atendimento ultrapasse as expectativas ao promover uma experiência positiva em todas as etapas da jornada.
Ou seja, desde os primeiros contatos com a sua marca até o atendimento de pós-venda.
Um estudo da Microsoft concluiu que 96% dos consumidores tem essa experiência positiva como um fator determinante para comprarem novamente ou contratar um serviço.
Agora que você entendeu o que é compliance trabalhista e experiência do cliente, vou te mostrar a importância de combiná-los no seu negócio.
Se você prestou bem atenção, viu que o compliance trabalhista representa o conjunto de boas práticas que visam ao mapeamento e prevenção de riscos nas relações de trabalho da sua empresa.
E, posso te garantir, um dos principais riscos é a falta de treinamento e engajamento dos colaboradores.
Afinal, uma empresa não sobrevive apenas de relações comerciais, vendas ou atingimento de metas, mas também de relações de trabalho saudáveis.
Ora, bons colaboradores significa mais produtividade, mais sintonia e, claro, um atendimento melhor.
Essa combinação faz com que seus clientes tenham uma experiência melhor ao contratarem os seus serviços. Além disso, essa boa experiência proporciona fidelidade e clientes que falam da sua empresa para outras pessoas.
Como você sabe, isso significa mais pessoas comprando os seus produtos ou contratando os seus serviços.
Portanto, ter um time de colaboradores engajados e bem treinados, que entendem e respeitam a cultura da empresa é um ponto que você não pode ignorar, pois será um diferencial para que os clientes voltem a comprar de você.
Uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua empresa é criar um ambiente onde seus colaboradores sintam que são um time e fazem parte de um grande projeto.
E isso tem a ver também com espalhar a cultura da sua empresa entre eles, um dos principais pontos de um programa de compliance trabalhista.
Colaboradores satisfeitos trabalham de forma mais produtiva e têm menos propensão ao sentimento de apatia.
Logicamente, isso resulta num melhor atendimento, mais vendas e mais clientes encantados.
Como você deve ter percebido, as pessoas estão cobrando cada vez mais das empresas. As organizações, na verdade, tornaram-se verdadeiros apoios para as principais pautas sociais.
Por exemplo, hoje o mercado dá preferência para empresas que atuem em negócios socialmente sustentáveis e possuam boa reputação.
Por isso, as empresas que guiam-se por valores morais e éticos dentro de suas organizações têm o prestígio dos clientes e isso reverte em mais vendas.
Para Scott Cook, co-fundador da Intuit:
“uma marca não é aquilo que ela transmite aos clientes, mas o que essas pessoas comentam entre si”.
Pensando nesse cenário de trocas constantes entre o público, ainda mais em quando essa troca é instantânea, prezar pela boa experiência dos seus clientes é uma necessidade, pois isso também se reverterá em mais vendas e uma marca consolidada no mercado.
De tudo o que você leu, deu para perceber que a engrenagem que dá vida à sua empresa são os próprios trabalhadores.
Por isso, o compliance trabalhista é a ferramenta perfeita para que a sua empresa tenha background ético e transparente, pois tem o poder de transformar a cultura organizacional.
Acredite: mapear e prevenir riscos trabalhistas são ações imprescindíveis para que a sua empresa vá bem e encante cada vez mais clientes.