O significado de compliance e como isso pode ajudar a sua empresa – a nível Disney
Se você chegou até aqui é porque quer saber o significado de compliance e qual a importância disso para a […]
22/01/21
Se você chegou até aqui é porque quer saber o significado de compliance e qual a importância disso para a sua empresa. Mais ainda, o que a Disney tem a ver com tudo isso.
Bom, por aqui somos fãs admitidos da Disney. A magia e a sensação de ser transportados para mundos diferentes enquanto assistimos são efeitos característicos das produções de uma das maiores empresas de entretenimento e informação do mundo.
No entanto, por trás do pó mágico e dos personagens que atravessam gerações, existem alguns princípios de negócios sólidos que fizeram com que a empresa passasse de um estúdio de desenho animado humilde, lá em 1923, para um conglomerado de mídia internacional com operações em mais de 40 países e aproximadamente 166.000 funcionários.
E é esse jeito Disney de fazer negócios que pode nos ensinar muito sobre compliance.
Preparad@?
O significado de compliance tem origem no verbo inglês to comply, que, numa tradução livre, pode ser entendido como “estar em conformidade”.
Com o passar dos anos, o termo foi apropriado e vem sendo muito utilizado no mundo corporativo, para representar o conjunto de disciplinas e práticas que visam à investigação, prevenção e solução de eventuais desvios, riscos e inconformidades.
Esse “estar em conformidade” significa estar de acordo com as normas, que podem ser as leis, em diferentes esferas, como trabalhista, ambiental e tributária, por exemplo, ou os próprios regulamentos internos da empresa que, geralmente, visam a instituir regras éticas.
Por exemplo, como você quer que sua empresa ande de forma correta, sem ações trabalhistas?
O compliance pode te ajudar com isso.
Um dos pontos mais importantes do compliance é a cultura de uma empresa.
Em outras palavras, não dá para falar de compliance se a sua empresa não tem uma cultura estabelecida.
E de cultura a Disney entende.
Quando Walt Disney idealizou a Disneyland, em 1923, seu objetivo era criar um lugar onde suas filhas pudessem se divertir.
No entanto, quando Walt faleceu, em 1966, o resort de entretenimento mais visitado em todo o mundo sequer tinha sido inaugurado: o Walt Disney World.
Depois de todos esses anos, a grande pergunta que fica é: como a Disney continua firme em seu propósito original de criar entretenimento a níveis incomparáveis?
Cultura.
Ou seja, a simples existência de códigos de conduta ética e instrumentos de fiscalização dentro de uma empresa não são suficientes para se evitar riscos e inconformidades, principalmente quando elas não envolvem questões legais diretamente.
É preciso um motivo muito maior para dar sustentabilidade e conformidade ao seu negócio, que vai desde a sintonia das pessoas que trabalham na empresa até o desenvolvimento, implementação e controle de qualidade dos seus produtos.
Assim como Walt Disney, você também teve seus motivos para criar o seu negócio.
Agora, é hora de pensar na cultura da sua empresa e como toda a organização pode se engajar com ela.
Se você entrar agora no site da Disney, além dos integrantes do conselho administrativo que mais parecem personagens, você verá também estampado na home page:
Nossa missão
A missão da The Walt Disney Company é entreter, informar e inspirar pessoas ao redor do mundo por meio do poder da narrativa incomparável, refletindo as marcas icônicas, mentes criativas e tecnologias inovadoras que fazem da nossa a principal empresa de entretenimento do mundo.
O que faz a Disney ter tanto destaque é o resultado de uma gestão estratégica que aplica uma declaração de missão e valores muito eficaz quando o assunto é entretenimento, parques de diversões e mídia.
Quando alguém “vai para a Disney”, sequer lembra que, na verdade, está indo para Orlando, Estados Unidos.
E é essa magia organizacional que faz o negócio ser bem-sucedido, pois possui atributos culturais que capacitam os funcionários a se envolverem com a empresa e maximizar seu desempenho.
Garantir que seus colaboradores entendam o motivo deles estarem trabalhando na sua empresa faz toda diferença.
E a Disney deixa isso muito claro, não só divulgando sua missão e valores, mas, principalmente, trazendo para perto pessoas que se identificam.
Por exemplo, na página de vagas, a Disney faz um convite tentador:
Esteja você procurando criar mágica em nossos Parques e Resorts, apoiar o crescimento e o desenvolvimento de negócios, trabalhar nos bastidores de seus programas de TV favoritos ou próximos filmes, ou qualquer coisa intermediária, esta é sua oportunidade de começar o próximo capítulo da história de sua carreira e ajudar a criar as experiências estimulantes pelas quais a Disney é conhecida mundialmente.
É aquela velha pergunta: o que você espera dos teus colaboradores e o que os seus colaboradores esperam da sua empresa?
Definindo a sua cultura e alinhando ela com seus colaboradores, você traz muito mais conformidade para dentro da sua empresa.
Só não subestime a necessidade de sempre reforçar isso.
Reza a lenda que quando Walt idealizou um dos castelos da Disney, foi muito criticado por querer colocar peças de ouro como parte da construção.
Os projetistas acreditavam ser desnecessário algo assim e sugeriram simplesmente usar um tom dourado.
No entanto, fazia parte da cultura de Walt criar realidades a partir das histórias e personagens dos filmes.
Pode ser que você acredite que, por ter uma empresa pequena, não seja necessário estabelecer uma cultura ou ter uma mentalidade de gestor ou gestora.
Mas é essa mentalidade que fará com que a sua empresa seja o mais próximo possível daquilo que você idealizou, bem como irá inspirar os seus colaboradores a executarem suas atividades de acordo com esse ideal.
Ao pensar em compliance, que significa implementar dentro da empresa um programa de prevenção de riscos, você pode se perguntar: “por que eu vou me preocupar com isso se eu nunca tive problemas?”
No entanto, esperar os problemas acontecerem, para, depois, pensar em como resolvê-los, pode custar a sustentabilidade do seu negócio.
Você já quer praticar a mentalidade de gestor ou gestora? Permita que sua empresa tenha um programa de prevenção implementado.
É o primeiro passo que você pode dar ainda hoje para começar a organizar as coisas aí dentro e ter uma visão macro, não importa o tamanho da sua empresa.
Clique aqui que podemos te ajudar com isso.
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