Compliance trabalhista: como funciona e vantagens para empresas
O compliance trabalhista consiste em um conjunto de práticas que visam alinhar a postura da empresa e dos colaboradores com […]
10/06/24
O compliance trabalhista consiste em um conjunto de práticas que visam alinhar a postura da empresa e dos colaboradores com as leis trabalhistas e regras ligadas ao ambiente de trabalho.
Adotar esse procedimento em uma organização possibilita obter diversas vantagens, que vão desde a minimização de riscos trabalhistas até o fortalecimento da reputação da companhia.
Se deseja aprofundar seus conhecimentos sobre esse programa de conformidade, compreender a aplicação dele na prática e conhecer os benefícios que proporciona, sugerimos fazer uma leitura atenta deste artigo. Confira!
O compliance trabalhista é um programa de integridade que tem diretrizes e práticas que priorizam mitigar riscos, prevenir prejuízos e evitar possíveis transgressões legais, garantindo a conformidade com as leis, acordos e convenções coletivas de trabalho.
Por meio da implementação da política de compliance trabalhista, uma organização garante que todos os aspectos relacionados ao trabalho estejam em conformidade com a legislação, envolvendo desde o recrutamento e seleção de funcionários até eventuais processos de desligamento.
O estabelecimento dessa política contribui para reforçar e preservar os valores, a cultura e a imagem da empresa perante o mercado, promovendo mais credibilidade e transparência nas operações.
Por isso, é imprescindível que os funcionários de todos os níveis hierárquicos e departamentos respeitem e sigam essas diretrizes no ambiente corporativo. Assim, são maiores as chances de uma empresa aliar responsabilidade social com um desempenho notável.
Os programas de compliance trabalhista não se restringem somente a necessidade de adequar as empresas à legislação trabalhista. Eles também englobam acordos e convenções coletivas, além de abordarem outros aspectos que impactam diretamente o ambiente de trabalho e o comportamento dos funcionários. Por isso, o compliance trabalhista atua com outras questões, como:
Com um olhar atento a todos esses fatores mencionados acima, o compliance trabalhista é, sem dúvida, um instrumento vital para uma organização fortalecer a imagem perante os stakeholders.
As leis no Direito do Trabalho, os acordos e as convenções coletivas exigem das empresas um controle atento para evitar falhas relativas ao desrespeito das normas. Nesse contexto, é preciso evitar situações como adicionais não definidos em contratos de trabalho e realização de horas extras não acordadas previamente, porque podem gerar uma ação trabalhista.
Com a efetivação do compliance trabalhista na empresa, o risco de enfrentar esses problemas cai consideravelmente. Afinal, os contratos passam a ser revisados e o relacionamento com os funcionários é estreitado. Tudo isso é fundamental para evitar o descumprimento das normas.
Não é à toa que o compliance trabalhista é importante na medida que proporciona mais segurança e conformidade para a organização e os funcionários. Com certeza, é um aspecto que justifica um esforço na implementação dessa prática no ambiente corporativo.
Inegavelmente, o compliance trabalhista é uma prática que pode agregar bastante valor a uma instituição. Pensando nisso, vamos apresentar elementos cruciais para implementá-lo corretamente. Acompanhe!
O sucesso de um programa de compliance depende do engajamento e colaboração de todos os funcionários e, principalmente, dos gestores mais estratégicos da empresa. Com a tomada de decisão da diretoria de implementar o compliance trabalhista, é crucial que todos os processos, regras e metas sejam devidamente alinhados e cumpridos.
Após a autorização para implementar o compliance, o ideal é escolher o responsável pela elaboração e execução das medidas necessárias. Nessa fase, é preciso nomear os membros do comitê de compliance, que deve conter representantes dos departamentos jurídico, recursos humanos, auditoria e, se necessário, de especialistas contratados para a execução do programa.
Esse comitê deve ter uma boa comunicação com a alta administração, sendo também responsável por apresentar os resultados do programa aos diretores. Por isso, deve contar com profissionais experientes e com boa vivência no mundo corporativo.
Com a formação do comitê, é necessário estabelecer prazos para a realização das atividades e identificar as tarefas que compõem a execução do programa. Nesse sentido, os profissionais devem:
Durante a implementação do compliance trabalhista, é indispensável revisar toda a política interna ou criar uma nova. Ela deve incluir o Código de Conduta, o Regulamento Interno e as demais políticas da empresa, servindo como um guia para o cumprimento das normas internas e externas.
Essa medida não contempla apenas a conformidade com a legislação vigente, mas também a aderência aos princípios e valores que delineiam a cultura organizacional. Com a documentação do programa de compliance aprovada, é necessário difundir as medidas estabelecidas por meio de treinamentos que ajudem os empregados a compreenderem as novas diretrizes e padrões de conduta.
Após concluir as fases de implementação do compliance trabalhista, é possível avaliar os resultados. Essa etapa colabora para identificar as vulnerabilidades da empresa e os potenciais riscos decorrentes de não cumprir adequadamente as leis trabalhistas, acordos e convenções coletivas.
Por isso, é muito importante desenvolver um plano de ação para corrigir as falhas identificadas, que deve incluir não apenas medidas preventivas e corretivas, mas também a aplicação de penalidades para aqueles que violaram as regras.
Outra medida relevante é criar canais de denúncia que permitam aos empregados relatarem, de forma anônima, eventuais irregularidades. Também é válido criar uma cultura voltada para a continuidade do programa, reforçando o foco em seguir as regras externas e internas.
A implementação do compliance trabalhista exige muito esforço e uma mentalidade voltada para a melhoria contínua. Por isso, é bom contar com uma consultoria experiente nesse tema, como a Lev Compliance.
Caso esteja pensando em priorizar a conformidade com as normas na sua organização, entre em contato conosco agora mesmo! Nossa equipe está disposta a te ajudar a tomar as melhores decisões para a sua empresa!