LGPD, qualidade e acreditações: Como comunicar ao cliente?
Os laboratórios de análises clínicas exercem um papel essencial na prestação de serviços de saúde, fornecendo resultados precisos e auxiliando […]
30/06/23
Os laboratórios de análises clínicas exercem um papel essencial na prestação de serviços de saúde, fornecendo resultados precisos e auxiliando no diagnóstico e tratamento.
No entanto, para ganhar a confiança dos clientes, é importante que esses laboratórios demonstrem transparência em relação a diversos aspectos, incluindo a obediência à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o controle de qualidade e as acreditações que possuem.
Neste artigo, discutiremos como os laboratórios de análises clínicas podem divulgar essas informações aos clientes, promovendo a confiança e a garantia nos serviços oferecidos.
Com o surgimento da LGPD, a proteção dos dados pessoais tornou-se uma prioridade em diversos setores, incluindo a área da saúde. A nova RDC 786 para laboratórios reforça a obrigatoriedade da LGPD, que será fiscalizada pela Vigilância Sanitária a partir de agosto deste ano.
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Nova RDC traz exigência de adequação à LGPD
Os laboratórios de análises clínicas devem assegurar a devida proteção das informações dos pacientes e utilizar apenas para fins legítimos. Para comunicar essa satisfação aos clientes, os laboratórios podem adotar as seguintes medidas:
Todas essas informações precisam estar disponíveis, com fácil acesso para os clientes. Procure disponibilizar informativos e avisos na recepção do laboratório, no site da sua empresa, bem como nas trocas de mensagens realizadas com os seus clientes.
A garantia da qualidade nos resultados dos exames é fundamental para a confiança do laboratório, assim como as acreditações que comprovam de maneira mais assertiva essa qualidade. Para divulgar o controle de qualidade aos clientes, os laboratórios podem adotar as seguintes estratégias:
A divulgação da continuação à LGPD, do controle de qualidade e das acreditações é essencial para construir a confiança dos clientes nos laboratórios de análises clínicas.
Ao adotar medidas de transparência, como políticas de privacidade, participação em programas de controle de qualidade e obtenção de acreditações reconhecidas, os laboratórios podem demonstrar seu compromisso com a proteção de dados, a qualidade dos resultados e a busca pela excelência.
Essa divulgação efetivamente contribui para a segurança e a certeza positiva desses laboratórios, fortalecendo sua posição no mercado e assegurando a confiança dos clientes.
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