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7 Dicas para contratar o fornecedor de serviços TI ideal para o seu negócio

Resumo da redação   

É muito difícil para pequenas e médias empresas contarem com uma equipe de Tecnologia da Informação (TI) altamente qualificada. Um […]

7 Dicas para contratar o fornecedor de serviços TI ideal para o seu negócio

09/09/24

É muito difícil para pequenas e médias empresas contarem com uma equipe de Tecnologia da Informação (TI) altamente qualificada. Um dos motivos é que o mercado de trabalho nessa área tem uma grande escassez de profissionais.

Diante dessa conjuntura, uma excelente alternativa é contratar o fornecedor de serviços de TI que entenda realmente as necessidades corporativas. Com essa iniciativa, fica muito mais fácil utilizar os recursos tecnológicos para inovar e melhorar os serviços de maneira contínua.

Neste artigo, vamos apresentar 7 dicas para a sua empresa aumentar consideravelmente as chances de contratar um parceiro de TI qualificado e focado em resultados. Confira!

1. Verifique as necessidades do seu negócio

 Antes de contratar o fornecedor de serviços de TI, é essencial avaliar quais são as demandas internas com relação ao segmento de Tecnologia da Informação. A partir de um levantamento detalhado, você terá condições de identificar as atividades que podem ser terceirizadas.

Além disso, poderá estimar melhor o investimento com a contratação do provedor de serviços de TI. Sem dúvida, isso contribui para fazer uma negociação mais favorável em termos técnicos e econômicos, fator muito relevante para fortalecer o conceito de sustentabilidade empresarial.

2. Estipule metas

De que maneira contratar o parceiro de TI pode agregar valor ao seu negócio? É muito importante ter essa resposta em mente para acertar na escolha do fornecedor. Nesse sentido, o ideal é identificar e mensurar os objetivos estratégicos que a contratação do fornecedor de serviços de Tecnologia da Informação pode contemplar.

Atualmente, é um erro grave não considerar o segmento de TI peça-chave para o sucesso de uma empresa. Quanto mais digitalizar os serviços, maiores serão a produtividade e as condições de proporcionar uma ótima experiência para os consumidores, item com grande influência na fidelização.

3. Considere a expertise e experiência no mercado

É muito bom verificar, antes de contratar o fornecedor de serviços de TI, a experiência da empresa no setor de atuação. Se for possível, busque informações com outros clientes sobre a qualidade do atendimento.

Com certeza, é essencial conter informações atualizadas e relevantes sobre a reputação do provedor de Tecnologia da Informação a ser contratado. Em razão disso, vale a pena fazer uma reunião com o prestador de serviços para entender melhor como ele pode suprir a demanda do seu negócio.

Ao conciliar experiência com qualidade e valor justo, a sua empresa dará um grande passo para fazer uma boa parceria e contar com um suporte altamente qualificado na área de TI.

4. Priorize a capacidade de suporte

Não há dúvidas de que um suporte proativo e de alto nível faz toda a diferença. Por isso, o melhor a ser feito é buscar um parceiro que tenha condições de monitorar a infraestrutura tecnológica da sua empresa 24 horas diárias, sete dias por semana.

Hoje, as organizações devem manter os serviços digitais e os sistemas com um elevadíssimo nível de disponibilidade para serem mais competitivas. Nesse sentido, é fundamental ter à disposição um suporte que seja ágil e capaz de resolver os problemas com eficiência.

Afinal, ficar com os serviços indisponíveis por longo tempo causa danos financeiros e de imagem que podem ser irreversíveis.

5. Avalie os valores e a reputação do parceiro

Por mais que um fornecedor de serviços de TI tenha uma equipe experiente e qualificada, é necessário prestar atenção em algo muito importante antes de contratar: a visão e os valores de negócio.

Em razão disso, é crucial identificar se o futuro parceiro está identificado com as práticas organizacionais do seu negócio. Em outras palavras, verifique se o provedor de Tecnologia da Informação adota princípios semelhantes aos da sua empresa no relacionamento com os stakeholders.

A partir dessa constatação, a sua companhia terá mais garantias de que está investindo em um provedor de TI que se preocupa em agregar valor aos clientes e à sociedade. Sem dúvida, isso contribui também para fazer uma boa escolha.

Outro detalhe fundamental é verificar a reputação do fornecedor de serviços de Tecnologia da Informação no mercado. Inegavelmente, iniciar uma parceria com uma companhia bem avaliada é um passo valioso para atingir bons resultados.

6.  Analise o foco na escalabilidade e na inovação

A transformação digital tem como uma das principais consequências o crescimento no uso de sistemas na rotina de companhias e de pessoas. Ou seja, todos estão mais dependentes de soluções digitais para executar tarefas e alcançar objetivos estratégicos.

Essa conjuntura mostra como é essencial contratar um fornecedor de serviços de TI capaz de acompanhar a expansão do seu negócio. E esse fator não abrange somente a capacidade de armazenar dados, mas também a oferta de softwares que proporcionem um aumento significativo da produtividade.

Mais um ponto que merece ser levado em consideração é a capacidade de o parceiro propor o uso de soluções inovadoras. Não é simples uma empresa de pequeno ou médio porte identificar recursos tecnológicos que podem colaborar para uma melhoria expressiva dos serviços.

Por causa disso, é vital ter um olhar atento sobre como o provedor de serviços de TI pode gerar inovação para o seu negócio. A partir de um relacionamento maduro e um diálogo construtivo, podem surgir ações capazes de gerar não somente uma evolução do atendimento, mas também um ambiente mais aberto para inovar.

 7. Valorize a boa comunicação e a transparência

Qualidade no atendimento e foco na inovação são fatores cruciais para escolher um ótimo fornecedor de serviços de TI. Por outro lado, é preciso atenção com aspectos que ajudam construir uma boa parceria.

Nesse sentido, uma empresa deve avaliar como o provedor de Tecnologia da Informação apresenta os serviços e tira dúvidas sobre o atendimento. Observar esses dois itens, de maneira detalhada, é um passo relevante para acertar na contratação e ter mais garantias de que o investimento terá um bom retorno no futuro.

À medida que uma empresa se mostra transparente na execução dos trabalhos, maiores são as chances de minimizar falhas e de corrigi-las com rapidez e exatidão. Com certeza, isso colabora para a parceria ser positiva para ambos os lados.Se deseja fortalecer a transparência e o relacionamento com os stakeholders, entre em contato com a equipe da LeV Compliance agora mesmo. Nossos consultores estão preparados para te mostrar como seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) de maneira exemplar.

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