Empresas da Área da Saúde em 2023
Estamos há poucos dias de um novo ano. Um novo ano que, em razão dos recentes acontecimentos, gera incertezas. Mas […]
13/12/22
Estamos há poucos dias de um novo ano. Um novo ano que, em razão dos recentes acontecimentos, gera incertezas. Mas afinal, o que as empresas da área da saúde devem esperar para 2023?
No Brasil, o mercado da saúde tem ganhado grande destaque, tendo em vista as inovações propostas e a abrangência do setor. Prova disso é que nos últimos dois anos, o setor de saúde liderou o ranking de fusões e aquisições.
As tendências são trazidas por startups e empresas de grande porte, que tem agregando valor de mercado não só às suas soluções, mas ao setor como um todo, deixando de lado muitas perspectivas do mercado tradicional.
Com alto investimento privado e grande participação do governo, o setor da saúde movimenta muito dinheiro. De acordo com dados da pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros, o faturamento em 2021 do setor de saúde no país chegou a cerca de 315 bilhões de reais.
Impulsionado pela pandemia do COVID-19, o mercado da saúde teve um verdadeiro crescimento nos últimos dois anos. Porém, além dos investimentos para os tratamentos e adaptações necessárias ao contexto pandêmico, o mercado cresceu de forma orgânica em outras frentes.
No entanto, apesar de um possível novo e incerto cenário no nosso país, não podemos deixar de nos atentar ao desenvolvimento das tecnologias criadas para a área da saúde, que tem ganhado grande avanço a cada dia.
Nesse sentido,vamos falar sobre algumas tendências para o setor da saúde em 2023. Acompanhe!
Com os avanços da tecnologia no setor da saúde, aumenta o número de processos e ferramentas que contam com a utilização de inteligência artificial.
A tendência é que além dos modelos já utilizados, novos recursos serão criados para atendimentos, consultas, pesquisas, diagnósticos e até mesmo para os procedimentos cirúrgicos.
Caso você queira saber mais sobre a utilização da Inteligência Artificial na saúde, confira o nosso artigo sobre o assunto: A inclusão da Inteligência Artificial nos processos de saúde e o impacto à LGPD.
Como já comentado, a pandemia acelerou muitos processos no setor da saúde. Uma das inovações com maior destaque, foi a utilização da telemedicina. Essas atividades ocorrem através de inovações que permitem a conectividade entre pacientes e profissionais nas plataformas de saúde.
Assim, empresas de telemedicina ainda têm bastante espaço para crescer nos próximos anos, sendo uma das grandes oportunidades de investimento no setor de saúde.
Inclusive, um ponto que chama a atenção, é que planos de saúde, por exemplo, já estão se adaptando à novidade, oferecendo serviços híbridos a um preço reduzido, fortalecendo esse serviço.
Acreditamos que, em um futuro próximo, poderá haver planos de saúde com atendimento exclusivo para a telemedicina, estimulando ainda mais a utilização dessa ferramenta.
Dentro da telemedicina podem haver diversos serviços, como por exemplo teleconsultas e laudos médicos à distância.
Por meio de certificados digitais, é possível a criação de laudos digitais remotos. Esses laudos contam com a mesma segurança e credibilidade do que os laudos emitidos presencialmente.
Nesse sentido, temos a possibilidade de armazenar laudos médicos em sistemas de nuvem (também considerada uma ferramenta de inovação na área da saúde), aumentando assim a segurança e ao mesmo tempo a acessibilidade aos documentos.
Da mesma forma, podemos ainda citar os prontuários eletrônicos, que também facilitam a vida de pacientes e médicos, que poderão acessar o histórico de atendimento em qualquer lugar, a qualquer hora.
Cada vez mais, as empresas estão automatizando os seus processos de gestão. Na área da saúde não é diferente.
O uso dos softwares nesse setor já é algo bastante comum, mas, a cada dia, surgem programas mais modernos que trazem maior facilidade para as tarefas do cotidiano, como por exemplo, na organização da agenda dos médicos, armazenamento de resultados de exames, gestão financeira do negócio, entre outros.
Assim, se você é proprietário de uma clínica, laboratório, ou até mesmo um hospital, a gestão do seu negócio pode ficar muito mais fácil se você aderir a esses sistemas desenvolvidos para facilitar a organização dos processos internos.
A tecnologia traz inúmeros benefícios para aqueles que têm acesso a essas ferramentas. Na área da saúde, muitas vidas são salvas e muitos problemas são prevenidos com a utilização destes instrumentos tecnológicos.
Em pesquisa, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), fez o levantamento de informações bastante relevantes para o setor, e constatou que 33% dos médicos e 26% dos enfermeiros no país atenderam pacientes por teleconsulta em 2022.
No entanto, existe o outro lado da moeda. Como está a preparação desses profissionais para lidar com as informações dos pacientes? Há o devido cuidado com os dados pessoais, frente às exigências da LGPD?
Nessa pesquisa, verificou-se que menos da metade dos profissionais realizaram treinamento sobre segurança da informação. O percentual de estabelecimentos de saúde que possuem uma política de segurança da informação passou de 30% em 2021 para 39% em 2022.
“Esses resultados evidenciam a necessidade de maior atenção e investimento por parte dos estabelecimentos de saúde em relação à segurança da informação, principalmente em um contexto de expansão do acesso a dados dos pacientes em formato digital“, pondera Barbosa em entrevista.
A TIC Saúde 2022 mostrou que 41% dos estabelecimentos da área da saúde promoveram campanhas de conscientização interna sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), um aumento de nove pontos percentuais na comparação com 2021, quando foram registrados 32%.
Veja informações completas sobre a pesquisa clicando aqui.
A tecnologia avança para trazer benefícios aos usuários da área da saúde. Para 2023 temos perspectivas de crescimento para o setor, que vem se desenvolvendo de forma acelerada nos últimos anos.
Como visto, temos inúmeras ferramentas já disponíveis para utilização. No entanto, essas novas ferramentas precisam proteger as informações pessoais daqueles que são beneficiados com essa utilização.
Não podemos abrir mão da segurança pela facilidade que as tecnologias nos oferecem. Nesse sentido, é um dever dos desenvolvedores estarem sempre revisando e fazendo os ajustes necessários, a fim de que ninguém tenha seus dados violados.
Já você, como gestor de empresa da saúde, precisa promover o aculturamento da sua equipe, para que todos saibam da importância e como proteger os dados dos pacientes.
Independente do que nos espera para 2023, você precisará adequar o seu negócio aos avanços que estão sendo ofertados no mercado, bem como deverá promover a segurança das informações em meio a toda inovação.
Mas lembre-se, em meio a todas novidades tecnológicas, muitas vezes os documentos físicos ficam armazenados em gavetas e escaninhos e não há nenhuma proteção ou dificuldade de acessar as informações, ficando livre para todos os colaboradores do estabelecimento e muitas vezes, o próprio paciente consegue acessar informações.
Quer saber se a sua empresa está em risco? Faça agora mesmo o Diagnóstico Completo da LGPD – clique aqui. Ou, se preferir, entre em contato com um dos nossos consultores.
Posts mais recentes: